UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro
IMS Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro

O Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada em 9 de maio de 1986. Recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal pela Lei n.º 2.730, de 24 de dezembro de 1998, e de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 3377, de 04 de abril de 2000.

Foi criado por um grupo de professores, com o objetivo de ser uma estrutura de apoio para a implementação de projetos de docentes e pesquisadores do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ). Desde então, sua finalidade é promover e difundir a produção de conhecimento científico na área de Saúde Coletiva, bem como incentivar e facilitar a cooperação entre os pesquisadores das diferentes instituições que integram a área.

Os primeiros convênios tiveram início em 1987, com a Fundação Ford, dos Estados Unidos, o Centre Nacionale de Recherches Sociales (CNRS, França), o Instituto Nacional de Previdência Social (INAMPS) e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A partir desse momento, houve um crescimento paulatino das atividades, tanto de pesquisa como de apoio para atividades de implantação do SUS. O âmbito das atividades desenvolvidas ampliou-se à medida que a instituição se consolidou e desenvolveu.

O CEPESC tem sido parceiro importante para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação do Instituto de Medicina Social, classificado com a nota 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além da modernização da estrutura física e de equipamentos, esse fortalecimento é decorrente da produção e difusão do conhecimento na área de ciência e tecnologia, via intercâmbio com instituições nacionais e internacionais.

Segundo seu Estatuto, a cooperação do CEPESC inclui parcerias para a formação de recursos humanos em diversos níveis – formação técnica, graduação, mestrados profissionais e acadêmicos; apoio a projetos de integração docente assistencial e de educação permanente na área da saúde; pesquisas na área de saúde coletiva e afins; produção de softwares, livros, entre outros, incluindo linhas de cooperação para a formulação de políticas públicas; organização de seminários e eventos científicos em Saúde Coletiva.

Essa cooperação, especialmente nos últimos dez anos, mostra o crescimento e abrangência dos temas abordados. Mais ainda, pode-se ver a constante renovação, com a entrada de novos programas e manutenção de parcerias bem-sucedidas. O CEPESC se destaca, em âmbito nacional e internacional, por sua reconhecida especialização na gestão de projetos na área de Saúde Coletiva.

Vídeo Institucional

Acordo de parceria UERJ-CEPESC

Atas de assembleias

Ata eleição 2022-2025

Relatórios de auditoria