Apresentação

Criado em 1986, o Centro de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde Coletiva (CEPESC) está vinculado ao Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é promover e difundir a produção de conhecimento científico na área de Saúde Coletiva, além de incentivar e facilitar a cooperação entre os pesquisadores das diferentes instituições que integram a área, apoiando a realização de projetos de pesquisa.

Desde sua criação, o CEPESC, com base nos atributos legais constantes em seu Estatuto, vem apoiando a produção de livros em diversas áreas ligadas à saúde, adotando uma política editorial de natureza ética pública. No ano 2000, obteve seu prefixo editorial junto à Agência Brasileira do ISBN. Em 2007, tornou-se sócio efetivo do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Em 2015, foi criada a CEPESC Editora, filiada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).

O aumento da demanda pelas publicações apoiadas pelo CEPESC e o aprimoramento da qualidade de suas edições levaram à criação, em 2013, do selo CEPESC Editora, cuja missão é tornar público e ampliar o acesso ao conhecimento científico produzido, sobretudo nas áreas de Gênero e Sexualidade (Centro Latino-Americano de Sexualidade e Ciências Humanas – CLAM), Integralidade em Saúde (Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – LAPPIS), Recursos Humanos em Saúde (Rede ObservaRH, Estação de Trabalho IMS/UERJ) e Saúde da Família, dando visibilidade aos resultados de pesquisas e estudos sobre esses temas e afins.

Os livros publicados pela CEPESC Editora são distribuídos pela ABRASCO Livros, e as publicações do CLAM, na área de Gênero e Sexualidade, estão disponíveis online, com acesso livre e gratuito no site desse programa de pesquisa.

Os recursos obtidos com a venda dos livros são totalmente revertidos para a pesquisa e impressão de novos títulos. Nesse sentido, cerca de 10 a 15% das novas edições se destinam a doações para bibliotecas dos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Todas as publicações são indexadas na base LILACS.

 

Presidente do Cepesc

Cid Manso de Mello Vianna

 

Coordenadora Executiva do Cepesc

Claudia Camelo

 

Editora Executiva

Roseni Pinheiro

 

Editora Assistente

Ana Silvia Gesteira

 

Assistente Editorial pelo Cepesc

Mayra Carramanhos

 

Conselho Editorial

Andre Rangel Rios

Benilton Bezerra Jr

Cid Manso de Mello Vianna

Claudia de Souza Lopes

Claudia Leite Moraes

Felipe Dutra Asensi

George E. M. Kornis

Gulnar Azevedo e Silva

Jane Araujo Russo

Maria Luiza Heilborn

Michael E. Reichenheim

Roseni Pinheiro